Bradesco: assembleia nesta sexta-feira 19 discute criação de CCV
Os bancários do Bradesco terão assembleia nesta sexta-feira 19 que irá deliberar sobre a aprovação de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) voltado à implantação da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV).
A CCV é um instrumento importante para negociação direta entre trabalhadores e empresa, com a participação do Sindicato, sem que seja necessário recorrer à Justiça do Trabalho, agilizando a resolução de problemas. Várias questões e pendências podem ser abordadas em seu âmbito até que se possa chegar a um consenso entre as partes.
A assembleia estará aberta das 8h às 18h desta sexta-feira 19. Para participar, basta acessar [ este link ].
Todas as informações necessárias estarão disponíveis na plataforma de votação. O edital completo está no final desta matéria.
Preparamos abaixo um “perguntas e respostas” para você entender melhor o tema.
O que é CCV?
A Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) é um fórum extrajudicial que reúne trabalhador com algum questionamento trabalhista ou de natureza indenizatória trabalhista, e representantes do Sindicato e do banco.
Para que serve a CCV?
O objetivo da CCV é a resolução de pendências trabalhistas do contrato de trabalho, buscando entendimentos para eventual acordo.
Qual a vantagem da CCV?
O trabalhador que aciona a CCV não tem a necessidade de ingressar na Justiça – o que pode tornar muito mais rápido o processo de resolução da causa. No entanto, as propostas apresentadas pelos bancos costumam ser muito aquém das petições requeridas, conforme experiência do Sindicato.
A CCV me impede de ingressar na Justiça do Trabalho?
O bancário que não aceitar a proposta de acordo via CCV poderá ingressar posteriormente na Justiça
Sou obrigado a ingressar na CCV?
Não é. Apenas se julgar que existem reclamações/pedidos trabalhistas a serem feitos
Uma vez recebida a proposta de valor na CCV, sou obrigado a aceita-la?
Não é obrigado. A comissão é voluntária para o bancário e para o banco também.
Depois de feito o acordo da CCV, em quantos dias o dinheiro será disponibilizado?
Em até dez dias úteis o dinheiro acordado na CCV será disponibilizado ao trabalhador.
Quais pendências trabalhistas podem ser revolvidas na CCV?
Todas de natureza trabalhista e indenizatória, incluindo horas extras, valores do vale-transporte, casos de assédio etc.
Assessoria jurídica especializada
É importante destacar que o Sindicato também assessora os bancários com ações trabalhistas, por meio de sua assessoria jurídica especializada, que está à disposição dos trabalhadores.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA
Comissão de Conciliação Voluntária – CCV
O SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE JOINVILLE E REGIÃO, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 83.800.532/0001-30, detentor da Carta Sindical nº nº MTPS/238702, com sede à Rua Nove de Março, nº 724, Centro, por seu Presidente Valdemar Bruno da Luz Filho, convoca todos os bancários do BANCO BRADESCO S/A e BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S/A, sócios e não sócios, dos municípios de Joinville, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário de Barra do Sul e Barra Velha, para participarem de Assembleia Extraordinária Específica, que se realizará de forma virtual, no dia 19 do mês de setembro de 2025, durante o período das 08h00 até às 18h00, através do acesso ao link https://forms.gle/TWPQUay9fuKLrTuMA, onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para deliberação acerca da seguinte pauta:
Aprovação da adesão do Sindicato ao Acordo Coletivo de Trabalho para estabelecer as condições de criação e funcionamento da Comissão de Conciliação Voluntária – CCV, celebrado entre a CONTEC e o Conglomerado Bradesco, com vigência de 01/09/2025 a 31/08/2027.
Joinville, 16 de setembro de 2025.
Valdemar Bruno da Luz Filho
Presidente