Caixa frustra empregados ao não apresentar proposta para o Saúde Caixa
A representação CONTEC abriu a reunião com um protesto sobre a base de dados do Saúde Caixa disponibilizada pela Caixa, que mais uma vez apresentou inconsistências e erros que impedem o trabalho da Comissão de Negociação CONTEC na análise dos números do plano, bem como na elaboração de projeções financeiras. A Caixa se comprometeu a realizar reuniões técnicas entre a empresa atuária contratada pela CONTEC e os técnicos da Caixa para a correção dessa base de dados.
“É inadmissível que a Caixa, mesmo após inúmeras cobranças, não disponibilize uma base certificada e com números consistentes para que possamos verificar dados financeiros e trabalhar as projeções de custeio”, afirmou Willian Louzada, coordenador da Mesa de Negociação CONTEC.
Na sequência, os representantes da Caixa apresentaram trabalhos de eficiência que têm sido realizados na gestão operacional do plano, visando economia de custos e aumento da eficiência, quais sejam:
- Gestão sobre solicitações de cirurgias de alto custo
- Fortalecimento da telemedicina
- Estratégias de negociação com a rede de credenciados por meio de tabelas fixas
- Fornecimento de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais)
- Fornecimento de medicamentos oncológicos centralizados, entregues nas residências
- Expansão qualificada da rede
Os representantes da Caixa apresentaram ainda uma projeção de déficit até 2027, mantidas as condições atuais. A representação CONTEC cobrou o fim do teto de gastos da Caixa com a saúde de seu quadro de trabalhadores, fixado em 6,5% da folha de pagamentos no Estatuto Social do banco. A representação CONTEC reforçou que o repasse desse déficit aos empregados é inadmissível e cobrou a responsabilidade da Caixa em realizar o aporte de recursos para a cobertura desse déficit.
“Esperamos que a Caixa apresente propostas na próxima reunião. A empresa precisa aumentar sua contribuição, pois os empregados e aposentados não aguentam mais arcar sozinhos com os sucessivos aumentos do plano”, disse Willian Louzada, coordenador da Mesa de Negociação CONTEC/CAIXA.
A Caixa propôs que a próxima rodada de negociações sobre o Saúde Caixa aconteça em até 15 dias e se comprometeu a apresentar, até a próxima semana, a data e o local do encontro.