GeralSindicato

Agências não terão expediente ao público no feriado da Consciência Negra (20/11)

Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (quinta-feira), feriado nacional.

As compensações bancárias, incluindo a TED, também não são efetivadas no dia do feriado, somente o PIX.

No dia 21 de novembro, sexta-feira, os bancos abrem normalmente, exceto nas localidades onde há feriado estadual ou municipal.

Além das áreas de autoatendimento das agências que estiverem disponíveis, os clientes podem usar os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

“Os canais digitais tornaram-se uma opção prática e altamente segura, reunindo praticamente todos os serviços financeiros disponíveis no sistema bancário. Internet banking, aplicativos no celular e terminais de autoatendimento permitem pagar contas, consultar saldos e extratos, realizar transferências e muito mais. Além disso, o atendimento por telefone e os correspondentes bancários também seguem como alternativas acessíveis ao público.”, assevera o presidente do Sindicato dos Bancários, Valdemar Luz.

Ainda de acordo com Valdemar, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. “Em geral, os tributos já são emitidos com vencimentos ajustados aos feriados nacionais, estaduais e municipais. Quando isso não acontece, a orientação é antecipar o pagamento ou, para boletos com código de barras, programar o débito por meio de caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico das instituições financeiras”, explica.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Fonte: Febraban – Federação Brasileira de Bancos, com edição Bancários Joinville


Dia da Consciência Negra: refletir, reconhecer e transformar

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um marco fundamental para reafirmarmos a luta contra o racismo e reconhecermos a contribuição histórica, cultural e social do povo negro na construção do Brasil. A data nos lembra que desigualdades raciais não são resultado do acaso, mas de um processo histórico que ainda hoje impacta oportunidades, direitos e condições de vida.

Para o movimento sindical, este é um momento de reforçar o compromisso com a equidade racial no ambiente de trabalho, na sociedade e nas instituições. Combater práticas discriminatórias, ampliar espaços de diálogo e garantir políticas de respeito e inclusão são ações indispensáveis para um país mais justo.

Ao celebrar o 20 de Novembro, honramos a memória de Zumbi dos Palmares e de todas as lideranças negras que resistiram e resistem diariamente. A consciência negra é, acima de tudo, um chamado: reconhecer o passado, transformar o presente e construir um futuro em que a igualdade seja uma realidade para todas e todos.

Bancários Joinville

Seja sócio, seja sócia do nosso Sindicato e invista em quem te dá a segurança de estar sempre do seu lado.