Mesa CONTEC/Caixa registra avanços importantes, mas impasses continuam
Nesta sexta-feira (10/10), a Mesa de Negociação CONTEC/CAIXA esteve reunida com representantes do banco para discutir a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa. Durante a reunião, a CAIXA apresentou uma proposta que mantém parte das atuais regras do plano, mas ainda deixa pendentes pontos essenciais reivindicados pelo movimento sindical.
A nova proposta prevê:
Pauta de reivindicações atendidas:
- Reajuste zero, permanecendo as regras atuais;
- Respeito ao pacto intergeracional e ao mutualismo;
- Ampliação do plano de saúde para filhos até 27 anos, com contribuição mensal de R$ 800,00;
- ACT válido até a próxima data-base (31/08/2026).
Outros pontos negociados em 2025:
- Cobrança de valores judiciais sobre verbas remuneratórias (CAIXA e empregados);
- Impossibilidade de retorno ao plano após eventual cancelamento, com concessão de prazo até 1º de janeiro de 2026 para quem já se desligou do plano;
- Carência de 3 meses para novos contratados;
- Elaboração de medidas estruturantes em 2026, com foco na sustentabilidade do plano.
O coordenador da Comissão de Negociação CONTEC/CAIXA, Willian Louzada, avaliou que, embora a proposta apresente avanços pontuais, o conjunto das reivindicações ainda não foi atendido de forma satisfatória:
“O banco manteve alguns pontos reivindicados, como o reajuste zero, mas deixou de fora questões centrais defendidas pela CONTEC, como o fim do teto de custeio de 6,5% da folha, a extinção da 13ª contribuição e a adoção do modelo de custeio 70/30. Continuaremos negociando para alcançar um plano mais equilibrado e sustentável para os beneficiários do plano”, afirmou.
Louzada destacou ainda que a mobilização nacional das últimas semanas foi determinante para que o banco voltasse à mesa de negociação:
“As mobilizações nas agências, unidades administrativas, redes sociais demonstraram a insatisfação com a proposta indecorosa da Caixa e demonstraram a união de todos empregados, aposentados e pensionistas, demonstrando a força coletiva da categoria, forçando a Caixa a apresentar propostas com avanços significativos para o Saúde Caixa.”, ressaltou.
A Mesa Permanente de Negociações CONTEC/CAIXA será retomada em novembro, com foco em medidas que assegurem transparência, equilíbrio financeiro e sustentabilidade do Saúde Caixa.