Sindicato participa de reunião com representantes do Banco Itaú
O Sindicato dos Bancários de Joinville participou de uma reunião nesta quinta-feira 10, na Federação dos Bancários de Santa Catarina e uma das pautas foi o encontro com representantes do Banco Itaú para um debate sobre o funcionalismo do banco. O debate foi marcado por cordialidade, escuta ativa e avanços significativos, reforçando o compromisso conjunto de aprimorar as relações de trabalho e assegurar os direitos da categoria bancária.
> Itaú em Joinville: fechamento de agências e falta de funcionários; Sindicato notifica o banco
> Reunião com representantes do Banco Itaú em Florianópolis debaterá problemas dos funcionários
Estiveram presentes representando o Banco Itaú, Gustavo Fernandes Barbosa, Coordenador de Relações Sindicais, Carlos Alberto Sobrinho, Especialista de Relações Trabalhistas, Fernanda Santos Nascimento, Especialista de Relações Sindicais e Manoela Isidoro Gonçalves, Representante da área de Relações Laborais.
Durante a reunião, o banco compartilhou atualizações e sistemas voltados ao bem-estar e à transparência no ambiente corporativo:
• Compensação semestral de horas extras e melhorias no registro de ponto
• Canais de denúncia e protocolos de apoio
• Nova ferramenta da Comissão de Conciliação Prévia (CCP)
• Fluxo de exceção para casos graves
Os representantes sindicais presentes fizeram questionamentos e trouxeram à mesa demandas urgentes acerca de temas que assolam os empregados do banco:
• Fechamento de agências, filas e excesso de horas-extra;
• Demissões por ausência de certificação CPA, inclusive por justa causa;
• Pressão por metas e denúncias de venda casada;
• Migração de bancários para cooperativas;
• Falhas no programa GERA;
• Falta de caixas automáticos fora do expediente;
• Dificuldades na concessão da folga assiduidade.
Os representantes do Banco Itaú se comprometeram a analisar e responder todas as demandas apresentadas, reforçando o canal de diálogo com a Federação e com os sindicatos e elogiaram o engajamento e comprometimento dos sindicalistas presentes:
“Todas as demandas da base de Joinville foram protocoladas em ofício que deixamos com o dpto. de Relações Sindicais do Itaú, que se comprometeu a analisar e resolver cada uma delas. Estamos confiantes nesse diálogo, pois sempre tivemos sucesso em nossas negociações em mesa com eles”, destacou Valdemar Luz, presidente do Bancários Joinville e Secretário Geral da FEEB-SC.
O Coordenador Nacional da COE Itaú e também diretor da FEEB-SC, Eduardo Israel, parabenizou a iniciativa da Federação em promover a produtiva reunião: “Reuniões como esta mostram que o diálogo sindical está mais vivo e necessário do que nunca. A postura da Federação foi exemplar — equilibrada, respeitosa e firme na defesa da categoria. O Itaú reconhece esse esforço e acredita que construir pontes é o caminho mais eficaz para atender às necessidades reais dos bancários.”
“Precisamos pensar além das métricas financeiras. O fechamento de agências tem consequências que vão muito além dos números: afeta empregos, destrói vínculos com a comunidade e fragiliza o papel social do sistema bancário. Nosso compromisso é com os trabalhadores, com suas famílias e com a sociedade. É hora de somar forças para encontrar soluções que preservem empregos e promovam dignidade. Agradeço aos representantes do Banco Itaú pela escuta ativa, pela disponibilidade em sempre ouvir os pleitos da Federação e pela disposição em manter o diálogo aberto e sempre respeitoso”, asseverou Armando Machado Filho, presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina.
Outros tópicos da reunião foram o Banco do Brasil e as questões da Cassi, Previ, gratificação dos Caixas, ampliação do Home-Office, em palestra de Luiz Francisco Cardoso, representante das mesas de negociação com o BB.