BradescoSindicato

Bancários do Bradesco aprovam instalação de CCV; Sindicato terá plantão de atendimento

As funcionárias e os funcionários do Banco Bradesco e do Bradesco Financiamentos aprovaram, por unanimidade, em Assembleia virtual realizada nesta sexta-feira, 19 de setembro, o Acordo Coletivo de Trabalho que estabelece as condições para a criação e o funcionamento da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV). A votação ocorreu das 8h às 18h.

A CCV é um importante instrumento de solução de conflitos trabalhistas, que busca promover o diálogo direto entre o banco e os trabalhadores, sempre com a intermediação e acompanhamento do Sindicato. A grande vantagem desse mecanismo é a possibilidade de se alcançar um acordo extrajudicial, de forma mais rápida e menos burocrática que a via judicial tradicional. Para os bancários e bancárias, isso significa agilidade, segurança jurídica e redução de custos, além de preservar direitos e diminuir desgastes emocionais que processos demorados costumam gerar.

Outro aspecto fundamental da CCV é que a adesão é totalmente voluntária. Nenhum trabalhador ou trabalhadora é obrigado a utilizar o canal, sendo essa apenas mais uma alternativa colocada à disposição da categoria. O Sindicato estará presente em todo o processo, garantindo que as negociações sejam transparentes, equilibradas e respeitem os direitos previstos em lei e em convenções coletivas.

Plantão de atendimento

Com a aprovação do acordo, os próximos passos serão voltados à implementação prática da Comissão dentro da estrutura do Sindicato. Para facilitar o acesso e prestar todo o suporte necessário, a entidade sindical organizará plantões de atendimento exclusivos para os empregados e empregadas do Bradesco que desejarem tirar dúvidas ou participar das conciliações.

O presidente do Sindicato, Valdemar Luz, destacou a importância da decisão unânime da categoria:

“A aprovação unânime demonstra que bancárias e bancários compreenderam que a CCV é mais uma ferramenta colocada à disposição para auxiliá-los em momentos de decisão. O mais importante é reforçar que a adesão é sempre voluntária: cada trabalhador tem liberdade para optar ou não pela conciliação. O papel do Sindicato será o de orientar, apoiar e assegurar que todas as negociações ocorram de forma justa e transparente.”

O Sindicato continuará informando, por meio de seus canais oficiais, todos os avanços relacionados à implementação da CCV, reafirmando seu compromisso de estar ao lado da categoria em cada etapa desse processo.

Bancários Joinville

Seja sócio, seja sócia do nosso Sindicato e invista em quem te dá a segurança de estar sempre do seu lado.