Demais BancosEditaisSindicato

Bancários do Mercantil terão assembleia virtual na quarta-feira 4

Os trabalhadores do Banco Mercantil votarão, em assembleia virtual nesta quarta-feira 4, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para o Programa Próprio de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de 2026. A votação ocorrerá das 8h às 18h, pelo horário de Brasília, com acesso pelo link disponível na página inicial do site da CONTEC (ou clicando aqui).

A proposta prevê que o programa próprio funcione de forma integrada à PLR prevista na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária. Caso seja aprovada, na apuração definitiva será considerado o maior valor entre aquele calculado pelas regras do programa do Mercantil e o apurado pela regra básica da CCT/Fenaban. Pelo texto submetido à votação, os valores pagos pelo programa próprio serão compensados com a regra básica da PLR prevista na Convenção Coletiva.

A Parcela Adicional da CCT ficará fora dessa compensação, já que o modelo proposto permite que o trabalhador alcance um valor superior ao da regra básica, conforme o desempenho do banco e os critérios definidos no acordo, preservando a PLR convencional como referência mínima.

A antecipação da primeira parcela da PLR já foi paga pelo Banco Mercantil de acordo com as . A proposta estabelece que a apuração definitiva ocorrerá após o fechamento dos resultados de 2026, com pagamento da parcela final nas mesmas datas previstas para a PLR da categoria. O valor antecipado será descontado do total apurado.

O Banco Mercantil adota um programa próprio de PLR há anos. Segundo a proposta, o modelo é negociado entre o banco, os empregados e as entidades sindicais desde 2007. Para 2026, o texto prevê a divisão da avaliação entre as dimensões Corporativa e Individual. Na parte corporativa, serão considerados o lucro líquido, os KPIs corporativos e os KPIs de área. A dimensão individual terá indicadores específicos conforme o perfil de atuação de cada empregado.

Para a distribuição dos múltiplos salariais relacionados à dimensão corporativa, a proposta estabelece que o banco deverá atingir pelo menos 80% da meta de lucro líquido do exercício. O regulamento submetido à assembleia fixa uma meta anual de R$ 1,2 bilhão para 2026. Na composição dos indicadores corporativos, o lucro líquido terá peso de 50%, os KPIs corporativos representarão 20% e os KPIs de área, 30%. O texto prevê o acompanhamento das metas e dos resultados pelos empregados nos sistemas internos do banco.

A proposta também estabelece diferentes múltiplos salariais conforme o perfil profissional. Para diversos cargos da rede comercial, como gerentes, agentes comerciais e escriturários, estão previstos 2,2 salários na dimensão corporativa. Para os demais cargos classificados como staff, o parâmetro previsto é de três salários. Outras funções terão composição entre as dimensões corporativa e individual, conforme os critérios do regulamento.

Pelo acordo proposto, todos os empregados do Banco Mercantil admitidos até 31 de dezembro de 2026 serão elegíveis ao programa, observados os critérios estabelecidos. O texto também contempla regras para afastamentos, admissões ao longo do ano e desligamentos.


EDITAL DE ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA
Banco Mercantil do Brasil S.A.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Joinville, inscrito no CNPJ sob o nº 83.800.532/0001-30, no uso de suas atribuições, convoca todos os empregados do Banco Mercantil do Brasil S.A., associados ou não, pertencentes à base territorial deste Sindicato, para a Assembleia Geral Extraordinária Específica, que será realizada no dia 4 de novembro de 2026, das 8h às 18h de forma virtual.

A votação será realizada por meio do link disponibilizado no site da CONTEC (https://votacao.contec.org.br/login/), onde os empregados poderão manifestar seu voto.

Ordem do dia:

Apreciação e deliberação sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho referente ao Programa Próprio de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de 2026, a ser celebrado com o Banco Mercantil do Brasil S.A.

A minuta do referido Acordo Coletivo de Trabalho estará disponível para consulta dos interessados no link: clique aqui.

Joinville, 29 de outubro de 2026.
Valdemar Bruno da Luz Filho
Presidente

Bancários Joinville

Seja sócio, seja sócia do nosso Sindicato e invista em quem te dá a segurança de estar sempre do seu lado.